FAQ

Admissão

 

1.      Fiz entrevista e fui selecionado pela empresa, e agora?

Temos como fluxo de processo:

a)      A UNIVERSIA recebe da EMPRESA a indicação do CANDIDATO finalista no processo seletivo.

b)     A UNIVERSIA entra em contato com o CANDIDATO, via e-mail e SMS, e solicita a confirmação dos dados pessoais e de sua UNIVERSIDADE.

c)      O CANDIDATO tem até 1 dia útil para preencher o formulário enviado pela UNIVERSIA.

d)     A UNIVERSIA prepara a documentação necessária para emitir o Termo de Compromisso de estágio (TCE) e envia o Kit admissional para o CANDIDATO.

e)     O CANDIDATO tem até 2 dias úteis para devolver a documentação digitalizada solicitada pela UNIVERSIA.

f)       A UNIVERSIA valida a documentação recebida e autoriza o início do estágio do CANDIDATO.

 

2.      Não tenho os dados da Universidade, como posso consegui-los?

Dirija-se até a Central de Estágio/Atendimento ao aluno da sua Universidade e solicite as informações necessárias para emissão do seu TCE. Sites de pesquisa podem conter informações desatualizadas e que se estiverem incorretas, corremos o risco de atraso no processo de contratação.

 

3.      Não tenho os dados da Universidade, posso enviar apenas os meus dados?

Sim, porém, corremos o risco de atrasos no processo de contratação.

Uma vez que o programa oferece 1.200 bolsas, a nível nacional, e cada Universidade possui uma política para assinatura do TCE, o processo se torna mais ágil quando o candidato responde o formulário com todas as informações solicitadas.

 

Documentação

 

4.      A Universidade solicitou mais que 2 dias para assinatura do TCE, e agora?

Precisamos ser informados do prazo solicitado pela Universidade, para verificar a possibilidade do início do estágio na data estipulada no TCE.

É importante ter conhecimento de que a contratação é feita por lote no programa, sendo que temos dois lotes iniciados por mês e que normalmente são quinzenais. Diante disso, se não recebermos a documentação solicitada no Kit Admissional, teremos que analisar se poderemos manter a data prevista no TCE ou teremos que alterar a mesma.

O processo se torna mais ágil quando o candidato se dirige até a Central de Estágio/Atendimento ao aluno da sua Universidade, explicando que se trata de um programa do Santander e necessita de prioridade na assinatura do termo.

 

5.      Posso iniciar o meu estágio sem ter enviado a digitalização do meu TCE com todas as assinaturas solicitadas (Universia, Candidato, Empresa e Universidade)?

De acordo com a Lei de estágio, o mesmo só ocorre após a assinatura do TCE. Desta forma, não podemos permitir o início do estágio sem assinatura do TCE por todas as partes

O candidato só terá vínculo com o Programa após a formalização do estágio e receber a autorização da Universia para iniciar na empresa.

 

6.      Quem pode assinar o meu TCE?

Existe uma flexibilidade para com as assinaturas do seu termo, uma vez que cada Universidade e empresa possuem uma política. Entretanto, para que seja uma assinatura válida, é imprescindível que o assinante tenha carimbo e procuração/delegação para tal prática.

Para as empresas, normalmente são: Proprietários, Diretores, Gestores, Supervisores de Estágio, etc.

Para as Universidade, normalmente são: Reitores, Representantes legais, Coordenadores dos cursos, Coordenadores da Central de estágio, etc.

 

7.      Para iniciar o meu estágio eu preciso enviar o TCE físico original?

Não. O CANDIDATO pode iniciar o seu estágio sem enviar a via física para UNIVERSIA, desde que já tenha enviado a digitalização do mesmo e a UNIVERSIA tenha autorizado o início do seu estágio. Porém, você precisa nos enviar em até 2 dias úteis após a assinatura do mesmo – pode ser via carta registrada, sem necessidade de ser Sedex.

O CANDIDATO deverá enviar para o seguinte endereço: Av. Juscelino Kubitscheck, 2235 - 21º andar – Estação 125/127 - 04543-011 - São Paulo – SP – A/C Carla ou Túlio.

 

8.      Preciso abrir uma conta no banco Santander?

Sim, é primordial que você abra uma conta no banco Santander, porque será através dela que faremos o pagamento da bolsa auxílio + auxílio transporte.

Sugerimos que você vá até o banco e solicite uma conta corrente Universitária. Caso você já possua uma conta ativa no banco, não é necessário abrir uma nova conta corrente, só sugerimos a conta Universitária pois possui um preço especial para estudantes.

Orientação: Dirija-se a uma agência do Banco Santander de sua preferência e abra sua conta portando seus documentos pessoais, comprovante de endereço e comprovante de matrícula.

 

Pagamento

 

9.      Qual o valor da minha bolsa auxílio e auxílio transporte?

O valor da bolsa auxílio é de R$730,00 e do auxílio transporte R$152,00, totalizando R$882,00. Estes valores são fixos e inalteráveis, não existindo a possiblidade do pagamento ser feito a menor ou maior.

 

10.   Quando receberei meu primeiro pagamento?

O pagamento é realizado na conta corrente do CANDIDATO, em até 5 dias úteis, após 30 dias trabalhados, que serão contados a partir da data de início de estágio estipulada em seu TCE.

Se o CANDIDATO iniciou seu estágio entre os dias 01 e 14, os pagamentos sempre acontecerão nos dias 05 de cada mês e se iniciou entre os dias 15 e 31, os pagamentos sempre acontecerão nos dias 20.

O pagamento será antecipado caso as datas acima sejam em finais de semana ou feriados.

 

11.   É possível adiantar o auxílio transporte?

Conforme previsto no regulamento no programa, não é possível adiantar o valor do auxílio transporte. O valor é fixo de R$152,00 e é pago junto com a bolsa auxílio.

 

Recesso remunerado:

 

12.   Como e quando eu posso usufruir do recesso remunerado?

Conforme previsto na lei de estágio, o CANDIDADO terá direito a 10 dias de recesso remunerado, que é proporcional aos 4 meses de contrato e deverão ser usufruídos ao término do mesmo. Ou seja, últimos 10 dias de contrato, não serão trabalhados e o CANDIDATO receberá sua bolsa em valor integral na data programada.

 

13.   Existe a possiblidade de não usufruir o período de recesso e ser compensado de outra forma?

Não. A lei de estágio é clara quando diz que não existe qualquer forma de compensar o recesso remunerado e o mesmo deverá ser usufruído pelo CANDIDATO.

 

Término de Contrato

 

14.   O meu contrato está acabando, a empresa poderá renova-lo?

Conforme previsto em regulamento, o estágio no programa Universitário Empresas possui duração de 4 meses pelo Programa Universitário Empresas e, caso a empresa queira renová-lo, a renovação deverá ser feita entre as partes (Aluno x Empresa). 

Neste caso, sugerimos que a EMPRESA entre em contato com a Central de Estágio da Universidade do CANDIDATO, para verificar os trâmites necessários para a emissão do novo TCE.

O novo contrato poderá ter duração de até 1 ano e 8 meses, pois o período máximo permitido pela de lei de estágio são de até 2 anos de contrato na mesma empresa, e já foram realizados pelo Programa Universitário Empresas 4 meses.

 

15.   Solicitação de RESCISÃO

Ambas as partes podem solicitar o encerramento do contrato a qualquer momento e sem aviso prévio. Se a solicitação partir do candidato, o mesmo deverá avisar a empresa, enviar um e-mail para Universia anexando uma carta feita a próprio punho contendo as informações abaixo:

 

  • Nome completo;
  • RG;
  • CPG;
  • Motivo pelo qual você deseja o desligamento;
  • Último dia de estágio.

 

O último pagamento será feito de forma proporcional aos dias trabalhados em até 10 dias úteis.